Aromaterapia

Aromaterapia: O que é, Benefícios e Dicas

A aromaterapia é um tratamento que ficou bastante famoso pela sua eficácia e segurança. Utilizando óleos aromáticos, a aromaterapia tem um alto poder de cura e pode tratar sua saúde mental e corporal.

Os óleos são extraídos das flores, folhas, caules, cascas, raízes, frutos e outras partes que compõem uma planta. Ele passou a existir depois de estudos que identificaram o antisséptico e suas diversas propriedades medicinais.

Esse tratamento não é algo atual, já que, há muito tempo atrás, culturas na Índia, China, Egito e outros países do oriente já utilizavam os componentes das plantas aromáticas para transformá-las em resinas, óleos e bálsamos Além disso, essas substâncias tinham benefícios físicos e psicológicos.

o que é aromaterapia

O que é aromaterapia?

O termo “aromaterapia” aparece no livro do perfumista e químico francês René Gattefossé, que foi publicado em 1937, esse que também foi quem descobriu os poderes medicinais da lavanda em tratamentos de queimaduras.

O uso da aromaterapia com fins medicinais cresceu muito nos últimos anos, isso se deve ao fato dos estudos que estão sendo realizados sobre os inúmeros efeitos que essa terapia tem no corpo humano e suas diversificadas emoções.

Quando comparamos a terapia aromática com odores sintéticos, descobrimos que a terapia pode facilmente tomar um posto de superioridade, isso porque essas fragrâncias sintéticas costumam causar irritação e outros efeitos colaterais em algumas pessoas.

A aromaterapia vai atuar através do olfato e absorção pela pele. Geralmente usa-se produtos como inaladores, óleos corporais, sais de banho, máscaras de argila e diversos outros produtos que podem ser facilmente manuseados por você mesmo.

A aplicação local, os banhos e a inalação são os principais métodos usados na aromaterapia, que utilizam esses óleos para penetrar na superfície da pele humana.

Existem diversos óleos corporais que você pode utilizar, a maioria das pessoas opta pelos óleos mais famosos. O que importa é que você pode encontrá-los facilmente pela internet, em sites seguros e que oferecem variedades para todos os gostos.

Cada óleo terá suas respectivas propriedades, efeitos curativos e usos exclusivos. Combinar esses óleos essenciais pode criar uma mistura muito efetiva e cria muitos benefícios.

Dentre os diversos benefícios dessa terapia, podemos citar alguns principais que são: redução do estresse; melhorias na qualidade do sono; consegue controlar muitas dores, inclusive enxaqueca e dores de cabeça. Além de tudo isso, a aromaterapia pode combater alguns fungos, vírus e bactérias.

Quando você escolhe fazer uma terapia com óleos essenciais, é importante saber que o aroma de sua preferência vai fazer bastante efeito no tratamento. Por exemplo, o óleo de gengibre tem capacidade de estimulação corporal, portanto pode ser benéfico para quem procura ter mais animação no dia a dia.

O óleo de hortelã é uma boa opção para quem está precisando melhorar a concentração e a capacidade mental. Já o óleo de cipreste tem uma ação calmante e tem uma ótima eficácia no sistema nervoso. Para combater o estresse, o óleo de bergamota é essencial e pode também controlar a ansiedade.

Você pode experimentar os óleos e escolher o que atende todas as suas necessidades, aproveite-os em massagens, pingando algumas gotas na banheira, utilizando a inalação.

Os poderes da aromaterapia são diversos e podem auxiliar em tratamentos corporais, utilize-a para organizar sua saúde mental de uma maneira tranquila e satisfatória.

Deixe uma resposta