AromaterapiaGastronomiaOleos essenciaisSkin care

Óleos essenciais para além da Aromaterapia

Imagem Reprodução

TEMPO DE LEITURA: 2′

Quando pensamos em óleos essenciais a primeira coisa que vem à cabeça é a aromaterapia, técnica milenar que utiliza as fragrâncias da natureza para promover o bem-estar físico e psíquico. 

Mas o que poucas pessoas sabem é que os óleos essenciais estão presentes no nosso dia a dia em diversas outras práticas.

Para além da aromaterapia, é possível obter benefícios dos óleos essenciais na gastronomia e até mesmo no skin care.

Meghan Markle, atriz e ex-duquesa da Inglaterra já disse usar óleo de melaleuca na hora de cuidar da pele e dos cabelos.

Outros famosos adeptos do uso de óleos essenciais para tratamentos de beleza são Gisele Bundchen e Hugh Jackman.

É importante lembrar que, como qualquer tratamento, é preciso acompanhamento de especialistas e, claro, fazer a utilização de óleos 100% puros e livres de agentes químicos como silicone ou óleos minerais, já que essas substâncias impedem os óleos de serem absorvidos pela derme.

A recomendação é para que os óleos essenciais sejam adicionados a óleos vegetais e bases neutras para melhor aproveitamento das propriedades terapêuticas.

Os óleos de lavanda, limão, cravo e alecrim, por exemplo, podem ser aplicados diretamente no corpo pois apresentam elementos com ação bactericida, antifúngica e ação imunológica geral. 

Na gastronomia, a essência de baunilha é a prova de que os óleos essenciais podem ser aproveitados também na cozinha. Mas ainda há uma outra infinidade de óleos que podem ser aproveitados como ingredientes culinários.

O próprio óleo essencial de lavanda, que é conhecido pelas propriedades calmantes e relaxantes, poder dar um sabor especial para sobremesas e outras receitas que combinam com toque florais.

Já o óleo essencial de laranja possui características cítricas e é ideal para pratos com molhos, caldas doces ou salgadas. 

O óleo de laranja é versátil e possibilita bastante criatividade na hora de cozinhar.

Ainda tem o óleo essencial de pêssego, que é bastante sutil, mas pode elevar o sabor de diversas receitas e o óleo de tangerina, que desperta sensações olfativas e garante toque doce e cítrico à comida.

Vale lembrar que nem todo óleo essencial pode ser consumido então, fique sempre atento à procedência do produto.

Aqui na Linax trabalhamos com a produção de óleos essenciais em escala para o mercado internacional e doméstico, e também oferecemos tecnologia de ponta para aqueles que buscam empreender no segmento de destilação de óleos essenciais, seja em volumes laboratoriais ou mesmo volumes industriais. Conheça nossa linha completa de destiladores.

 

 

 

 

Leave a Reply