Alívio de sintomasLavanda

Lavanda: o óleo essencial coringa da Aromaterapia

TEMPO DE LEITURA: 2’30”

lavanda é um dos óleos essenciais mais utilizados na terapia de aromas devido a sua alta versatilidade de uso.

Um dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia é o de lavanda. Isso porque o óleo tem propriedades medicinais antissépticas, analgésicas , sedativas, além de ser também bactericida, repelente, anti fungo, relaxante natural e tonificante.

Além de possuir benefícios para o campo físico, o óleo de lavanda ajuda a regular e também a equilibrar o campo emocional e mental.

Acredita-se que a lavanda é usada desde o antigo Egito, onde tinha papel essencial no processo de mumificação dos corpos.

O nome lavanda é uma derivação da palavra latina “lavare” que significar lavar. A planta impacta em benefícios para pele, cabelos, é ideal para usar no banho e aromatizar o ambiente proporcionando momento de relaxamento, entre outra série de aspectos positivos que oferece ao corpo e mente.

Produzida a partir da extração de concentrados da planta,  os princípios ativos presentes na lavanda tornam o seu uso ideal para adultos, crianças, idosos e até animais.

Como sabemos, o uso dos óleos essenciais é popular em diversas áreas como o segmento cosmético, terapêutico e farmacêutico.

No caso da lavanda, a essência é sempre recomendada para o alívio de dores, para combater bactérias e equilibrar possíveis disfunções de ordem emocional.

Além disso também pode ser utilizada para aliviar o estresse, aumentar o poder de concentração mental e ajudar na disposição do dia a dia.

As possibilidade de uso são diversas, mas a lavanda é bastante comum, principalmente, para aliviar alguns sintomas de patologias como:

  • ansiedade
  • insônia
  • depressão
  • dores de cabeça
  • perda de cabelo
  • náusea
  • acne
  • dor de dente
  • irritações da pele

Vale sempre ressaltar que, apesar dos inúmeros benefícios, não é recomendado substituir tratamentos alopáticos por homeopáticos, principalmente, sem acompanhamento médico.

Ao mesmo tempo que a erva não possui efeitos colaterais indesejados, é preciso ficar atento a contraindicações.

Devido à ausências de estudos claros sobre a toxicidade dos óleos essenciais durante a gravidez,é aconselhado o desuso de óleos como o de lavanda e também de cânfora, arruda e absinto.

Onde comprar produtos a base de lavanda de forma segura

Existem diversas lojas e sites especializadas em óleos essenciais, no entanto a fim de tirar proveito dos benefícios dos óleos essenciais é muito importante ficar atento à procedência dos produtos utilizados na aromaterapia.

Citamos como referência O Lavandário, centro de pesquisa, cultivo de lavandas e ervas aromáticas, destilação de óleos essenciais e desenvolvimento de produtos a base de óleos e plantas, como um dos clientes que utilizam os destiladores da Linax  e que oferece uma enorme variedade de itens à base de lavanda.

A empresa tem missão de contribuir para proteção das áreas naturais e manutenção da flora e da fauna silvestres e não faz uso de agrotóxicos, o que garante a eficácia dos produtos  disponíveis.

Para maiores informações sobre produtos e serviços, acesse o site do Lavandário.

One Comment

Leave a Reply