Oleos essenciais

20 óleos para o verão que você precisa conhecer e usar

Os óleos para o verão são essenciais para a saúde. Nossa pele é sensível e precisa receber hidratação regularmente, e esses cuidados devem se duplicar no verão, principalmente se você se expor muito ao sol.

Existem diversas dicas que você pode seguir para ter uma pele bem cuidada, mas os cremes hidratantes sempre são a peça chave para adquirir uma pele saudável e ao mesmo tempo com um brilho natural.

óleo essencial de lavanda

20 óleos essenciais para o verão

Alguns óleos essenciais podem exercer a função de hidratação e ao mesmo tempo oferecer benefícios que cremes tradicionais não oferecem. Levando isso em consideração, encontramos alguns óleos que são indispensáveis na hora de hidratar a pele:

1- Óleo essencial de semente de cenoura

Possui um aroma adocicado com notas terrosas e herbáceas. Esse óleo é produzido a partir da destilação das sementes da cenoura.

Benefícios: pode ser utilizado como hidratante corporal e também como revitalizante para cabelos. O óleo de semente de cenoura tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser um ótimo cicatrizante.

2- Óleo essencial de cedro

Com um aroma amadeirado, quente e balsâmico, o óleo de cedro cria uma atmosfera relaxante e calmante. Esse óleo é extraído a partir da destilação à vapor de pedaços de madeira.

Benefícios: as propriedades de limpeza e hidratação do óleo de cedro fazem com que ele se torne um ótimo complemento para o processo de hidratação da sua pele. Além disso, você também pode usá-lo no cabelo para deixá-lo com uma aparência saudável.

3- Óleo essencial de citronela

É extraído a partir da destilação a vapor das folhas de uma planta citronela. Suas propriedades contam com um aroma acolhedor e fresco, por esse motivo pode ser usado em velas, sprays, perfumes e outros produtos para ambientes externos e de beleza.

Benefícios: o óleo essencial de citronela tem diversas propriedades benéficas, entre elas podemos citar as antissépticas, anti-infecciosa, bactericidas, podendo ser utilizado como repelente e fungicida. Para nossa saúde, o óleo de citronela atua contra dores de artrite e reumatismos.

4- Óleo essencial de toranja

Este óleo é comprimido a frio a partir da casca da fruta fresca, obtendo assim o óleo cítrico com aroma brilhante.

Benefícios: o perfume doce deste óleo é capaz de revelar sentimentos alegres, satisfatórios e gratificantes do nosso corpo. Combiná-lo com um esfoliante corporal é inevitável para quem busca ter uma pele brilhante e saudável.

5- Óleo essencial de lavanda

O aroma floral, fresco, limpo e calmo faz este ser um dos óleos favoritos das pessoas. Mas não é apenas o seu aroma que encanta, mas também por ser um óleo altamente versátil, tendo diversas utilidades para nossa vida.
Benefícios: este óleo pode ajudar a limpar e aliviar irritações e acalmar a pele depois de um dia de sol. Além disso, pode reduzir o aparecimento de manchas e suporta o envelhecimento da pele.

6- Óleo essencial de camomila

O aroma presente no óleo de camomila ajuda a criar uma atmosfera pacífica e bem perfuma. Pode ser aplicado puro ou em massagens nas áreas corporais desejadas.

Benefícios: as diversas propriedades terapêuticas fazem com que o óleo de camomila seja um ótimo calmante, que pode ser utilizado como anti-inflamatório e analgésico. Além disso pode aliviar dores reumáticas e ajudar na insônia e conjuntivite.

7- Óleo essencial de limão

O aroma do óleo de limão tem capacidade refrescante e, quando difundido, pode elevar o ambiente. O aroma versátil deste óleo pode ser combinado com outros óleos essenciais como o de toranja, tangerina e laranja.

Benefícios: o óleo de limão tem ação antibacteriana e é um ótimo fungicida, podendo ajudar no tratamento contra a candidíase. Ele também é bastante utilizado em aromaterapias e pode ajudar na limpeza de sua casa.

8- Óleo essencial de alecrim

É um produto aromático bastante conhecido e apresenta um aroma robusto e herbáceo.

Benefícios: o óleo de alecrim é um ótimo estimulante mental e também pode ser usado para combater manchas e cicatrizes indesejadas na nossa pele.

9- Óleo essencial de hortelã

É mais suave do que a hortelã-pimenta e tem um aroma revigorante, calmante e edificante.

Benefícios: pode aliviar dores musculares e é um energizante natural. Além disso, pode aliviar alergias e dores nas articulações.

10- Óleo essencial de gerânio

Foi usado pelos egípcios para promover uma pele bonita e radiante quando aplicado topicamente. Hoje, esse óleo potente é frequentemente usado em perfumes e produtos para a pele de alta qualidade.

Benefícios: é um ótimo produto para tratar a acne e outras inflamações na pele e também pode tratar feridas nasais. É antibacteriano e faz bem para o estresse, depressão e ansiedade.

11- Óleo essencial de cipreste

Tem um aroma fresco e herbáceo que pode promover uma sensação de segurança e aterramento.

Benefícios: ajuda na redução da celulite e tem ação cicatrizante.

12- Óleo essencial de laranja

Seu aroma lembra fielmente de um pomar de laranjeiras. Com apenas algumas gotas do óleo de laranja você pode adquirir uma sensação pacífica, harmônica e criativa.
Benefícios: reduz as celulites da nossa pele e ajuda a quebrar a gordura do nosso corpo. Ele é um ótimo produto para quem deseja eliminar toxinas presentes na pele.

óleos essenciais para o verão

13- Óleo essencial de capim-limão

É destilado das folhas e caules da planta capim-limão e tem um aroma sutil de ervas cítricas. O óleo de capim-limão oferece um aroma relaxante e sofisticado que pode transformar o ambiente da sua casa.

Benefícios: pode tratar de inflamações e alergias, tem propriedades antioxidantes e antibacterianas.

14- Óleo essencial de hortelã-pimenta

Fornece um aroma familiar e reconhecível, podendo ser difundido para criar uma atmosfera estimulante e focada para as tarefas diárias.

Benefícios: esfria músculos cansados após exercícios físicos e tem ação refrescante por todo corpo. Pode ser misturado com o seu shampoo e deixar seu cabelo com aspecto saudável.

15- Óleo essencial de sândalo

Tem capacidade de criar uma pele brilhante, hidratada e macia. Ao aplicar este óleo na pele você passa a ter uma aparência mais jovem e saudável.

Benefícios: é um anti-inflamatório eficaz e pode ser usado em tratamentos para manchas vermelhas na pele.

16- Óleo essencial de eucalipto globulus

É um óleo de eucalipto extraído a partir das folhas dessa árvore. É um produto popular em produtos de higiene pessoal e tratamentos de spa.

Benefícios: o óleo de eucalipto globulos é conhecido por suas propriedades de limpeza e seu aroma estimulante. Além de ser um bom produto para hidratar a pele, também pode ser usado para tratar problemas nasais e liberar o fluxo respiratório.

17- Óleo de zimbro

É extraído de uma árvore conífera e reconhecido por seus benefícios versáteis. O aroma do óleo de zimbro é picante, amadeirado e limpo.

Benefícios: é um tônico natural e pode reduzir o aparecimento de manchas na pele. Para ter uma pele brilhante e saudável, basta aplicar um gota de óleo essencial de zimbro.

18- Óleo essencial de tangerina

Apresenta um aroma picante e adocicado que vem diretamente da fruta tangerina e é excelente para quem procura relaxar e estar num ambiente pacífico.

Benefícios: para utilizar as propriedades de limpeza e purificação do óleo de tangerina, considere usá-lo em produtos de limpeza caseiros. O óleo de tangerina também tem capacidade de deixar a pele com sua cor natural e pode suavizar marcas e cicatrizes.

19- Óleo essencial de Helichrysum

O perfume revigorante e estimulador do óleo de Helichrysum ajuda a criar um ambiente energético e harmônico.

Benefícios: este óleo possui propriedades de limpeza e pode ser utilizado em massagens pós-treinos. Além disso esse óleo possui um aroma inspirador e reconfortante.

20- Óleo essencial de eucalipto radiata

Vem das folhas de uma árvore perene e nativa da Austrália. Seu aroma fresco é nítido e limpo que proporciona uma sensação de frescor e renovação.

Benefícios: seu aroma tem capacidade de acalmar a pele, então utilizá-lo em massagens é essencial para quem está com a pele irritada e com inflamações.

Existem muitos tipos de óleos que você pode utilizar no verão e todos eles vão oferecer benefícios diferentes que podem agradar a todos. O importante é escolher o que mais se encaixa com as suas necessidades e incluí-lo na sua rotina e na sua hidratação.

Deixe uma resposta